Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site, aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.

Áreas
Menu
pt

Nariz e lábios

Cuidado do nariz e dos lábios

A pele dos lábios e do nariz

Os lábios são uma parte do corpo exposta a condições ambientais como o frio, o vento e o sol. Além disso, a sua pele é fina e delicada, o que os torna especialmente suscetíveis a estas condições assim como a outros fatores como a fricção e a desidratação causada, por exemplo, por determinados tratamentos farmacológicos (p.ex.: retinoides orais para o acne). Todos estes fatores podem provocar o surgimento de secura, gretas e fissuras que causam incómodos e dor às pessoas afetadas.

Por outro lado, a pele do nariz pode ficar irritada nos casos de rinite alérgica e constipações, devido ao uso repetido de lenços.

Como podemos proteger o nariz e os lábios no inverno?

No inverno, com a chegada do frio, é frequente que algumas zonas sensíveis na nossa pele sofram particularmente, como é o caso dos lábios que podem secar ou gretar. O nariz pode também ficar seco ou irritado devido ao frio excessivo, pelo que é importante incluí-lo nos nossos cuidados diários.

Numa situação de frio excessivo, o ideal é manter os lábios e o nariz hidratados e protegidos e, para isso, o uso de um bálsamo reparador pode constituir uma ajuda considerável. Desta forma, é possível conseguir a regeneração da pele dos lábios quando se encontram muito secos e gretados ou mantê-los hidratados no caso de não terem sofrido agressões.

No caso do nariz, a sua proteção é especialmente importante em processos catarrais ou alérgicos, uma vez que o uso constante de lenços faz quem que fique seco e irritado. Para o evitar, é aconselhável aplicar um bálsamo que hidrate a pele e a proteja das irritações.

Que conselhos devemos seguir
para proteger os lábios do sol?

Quando fazemos atividades ao ar livre, como nas férias de verão ou ao praticar esqui ou outros desportos no exterior, é importante termos em conta algumas considerações especiais relativas ao cuidado dos nossos lábios face à radiação solar.

De uma forma geral, temos muito presente a necessidade de aplicar um creme quando nos vamos expor ao sol, mas esquecemo-nos frequentemente de aplicar um protetor solar nos lábios mesmo sendo estes mais vulneráveis aos danos solares do que o resto do corpo.

Os lábios têm um revestimento muito fino que impede o cumprimento adequado das suas funções de barreira, facilitando a penetração da radiação ultra violeta (UV) e provocando consequentemente inúmeros danos.

Quando usamos FPS labial, temos de ter as mesmas precauções que com a pele, seguindo estes 4 passos fundamentais:

  • Escolher um batom com fator de proteção solar.
  • Aplicar a proteção 30 minutos antes da exposição às radiações solares.
  • É muito importante aplicar sempre o batom e voltar a aplicar o produto de 2 em 2 horas enquanto estivermos expostos ao sol.
  • É importante utilizar um bálsamo labial emoliente após a exposição solar para manter os lábios saudáveis e bem hidratados.